Metrô SP Monotrilho

Moradores de São Bernardo do Campo querem alteração no trajeto do Monotrilho

Moradores de São Bernardo do Campo querem mudanças em traçado da futura Linha 18 – Bronze do Metrô, um monotrilho que deve atender a região com previsão do inicios das obras para o ano que vem.

O grupo intitulado “São Bernardo Melhor” fez a revindicação durante uma audiência pública para debater a implantação da Linha. O grupo quer que o trecho previsto para a Avenida Aldino Pinotti seja realocado para a Pereira Barreto. De acordo com o coordenador de projeto civil do Metrô, Alfredo Nery, a empresa vai analisar os pedidos dos munícipes, mas não garantiu se haverá mudança no projeto inicial. “Essa alteração possui uma séria de implicações de custo e implementação, que já estão sendo analisadas por nossa área de planejamento.”

A alegação do grupo formado por cerca de 3.000 moradores de condomínios na Aldino Pinotti, é que a Avenida Pereira Barreto possui maior movimentação de pessoas e grande número de estabelecimentos comerciais, portanto, seria mais viável a passagem do ramal por ali. O grupo ainda afirma que o traçado previsto passaria por um olho d’água (aparecimento de água por afloramento do lençol freático), o que seria proibido pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).

“As sugestões de mudanças vieram depois da elaboração do Eia/Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental). Se elas forem efetivadas, será uma revisão pontual do que já está pré-projetado. Tudo pode acontecer ainda”, explicou Nery.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus