Em dezembro deve ser lançada a licitação para indicar a empresa ou consórcio que construirá a Linha 6 – Laranja do Metrô de São Paulo, ramal que inicialmente ligará a Freguesia do Ó, na zona Norte, à estação São Joaquim da linha 1 – Azul. Nesta primeira fase serão 15 estações e a grande diferença em relação aos outros ramais já existentes é que, através de uma Parceria Público-Privada, o governo estadual passará à iniciativa privada tanto a construção quanto a operação da Linha 6, diferentemente da linha 4 – amarela, onde o governo bancou dois terços da obra.
O ramal deve atender os bairros da Freguesia do Ó, Brasilândia, Barra Funda, Perdizes, Higienópolis, Bela Vista e Liberdade, e devem ser desapropriados mais de 400 imóveis.
A segunda fase, sem previsão para inicio das obras, prevê a chegada da linha 6, à leste na Cidade Líder passando pelo Cambuci, Mooca, Tatuapé, Vila Formosa e Aricanduva, e a oeste até a Rodovia dos Randeirantes, passando por Pirituba. Quando concluída, a linha terá mais de 30 km de extensão.
O Governo espera entregar a primeira fase da linha em 2019. O valor estimado das obras é de R$ 7,7 bilhões.
Por Renato Lobo