CPTM Monotrilho VLT

Governo não descarta ligação ferroviária para Alphaville

Ainda que o secretário de transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes tenha afirmado que existe a possibilidade de uma linha de ônibus ligar Alphaville à linha 8 da CPTM, nesta quinta feira (29) foi aberto o envelope com a proposta comercial do Consórcio Oficina Setec, vencedor da primeira etapa do processo de licitação para realização do projeto funcional e estudos de viabilidade ambiental e econômico-financeira da ligação ferroviária até Barueri.

Após os estudos, será aberta a licitação para a obra. A previsão do governo do Estado é de que a concorrência seja realizada em 2014 e o projeto comece a sair do papel em 2015.

No caso da opção sistemas sobre trilhos, os trens devem percorrer uma linha interligada à Linha 8-Diamante da CPTM, que vai de Itapevi a Júlio Prestes. O formato será definido entre monotrilho, um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou até o trem convencional. Já o traçado em estudo tem o formato de um “U” invertido, partindo da Estação Sagrado Coração e chegando à Estação Barueri, ambas na Linha 8.

Por Renato Lobo | Imagem de Wesley Souza

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus