O Metrô informou nesta quarta feira (21) que a futura Estação Oratório, da linha 15 – Prata que correrá por meio de monotrilho, atingiu 94% de conclusão nas obras civis. A extensão terá aproximadamente 5 mil metros quadrados e será entregue no segundo semestre do ano que vem, juntamente com a Estação Vila Prudente. Esta primeira etapa da linha terá 2,9 km de extensão.
Em dezembro, as obras civis devem estar finalizadas e a partir daí o foco será o acabamento da estação, como pisos, alvenaria e etc. 50% dos pisos da área da plataforma já estão prontos e toda a cobertura metálica já foi finalizada. A previsão é que todo o acabamento da estação esteja pronto em março.
A arquitetura da nova estação Oratório privilegia a leveza das estruturas, com tubos metálicos e vedações com vidro, possibilitando ampla visão da paisagem urbana de qualquer ponto. A estação possui prédio central, um edifício de salas técnicas e operacionais e dois acessos. O prédio central, com dois pavimentos, abriga no primeiro piso o mezanino de acesso, onde se localizam os bloqueios de acesso, a bilheteria, a SSO (Sala de Supervisão Operacional), os sanitários públicos (comum e para pessoas com mobilidade reduzida) e fraldário. Já no piso superior, encontra-se a plataforma central, com 9 metros de largura e 95 metros de comprimento, que terá portas de plataforma, displays de comunicação digital e assentos. Esses pavimentos serão interligados por escadas rolantes e fixas e um elevador de uso preferencial.
A estação contará com bicicletário e a demanda deste trecho inicial da linha é de 13.300 passageiros diários. No futuro, quando a linha estiver toda concluída, ligará a Estação Ipiranga, da CPTM, até proximidades do Hospital Cidade Tiradentes, na zona leste.
Por Caio Lobo | Imagem de Sergio Mazzi