Os testes para validação do novo sistema de controle de trens, o CBTC, que o Metrô esta implantando na Linha 2 – Verde, agora estão em outro trecho, sem ser aquele da Vila Prudente até o Sacomã. Neste domingo, dia 21, os trabalhos serão concentrados no trecho entra as estações brigadeiro e Vila Madalena, sendo que as estações que estão nesta parte da linha abrirão apenas as 10h00 da manhã.
A tranferência para linha 4 – amarela, será feita apenas na estação da Luz e República.
Nesse período, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que cobrirão o percurso do trecho interrompido.
O CBTC é considerado o sistema de controle de trens mais moderno do mundo e está em operação em linhas de metrôs nas cidades de Nova York, Londres e Paris, entre outras. Quando esse sistema estiver funcionando plenamente, o intervalo entre um trem e outro será reduzido e a capacidade de transporte ampliada em cerca de 20%.
O Metrô informa que os testes são realizados aos domingos, devido ao menor número de usuários que utilizam os trens e estações metroviárias. Para informar os usuários, o Metrô está divulgando mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens e também por meio de cartazes.
Por Renato Lobo