Reportagem do Jornal “Agora São Paulo” traz a opinião de Sergio Ejzenberg, engenheiro e mestre em transportes pela Escola Politécnica da USP, que alerta sobre a falta de investimentos da prefeitura em relação ao transporte de média capacidade, os ônibus:
“Se o trânsito está horrível, é porque temos errado nos últimos 30 anos, ao investir em vias, pontes e asfalto. Quem planta asfalto colhe congestionamento. O investimento deve ser feito em transporte de massa”, diz Sergio. “Não adianta colocar mais ônibus nas ruas, é preciso aumentar a velocidade deles, o que só é possível com mais corredores”, diz Creso de Franco Peixoto, engenheiro e professor da FEI.
Segundo a Secretaria Municipal dos Transportes, a prefeitura trabalha para implantar novos corredores de ônibus:
“Neste momento estão em licitação os projetos do Binário Santo Amaro, com 8 km; corredor Radial Leste, com 17 km; Aricanduva, com 14 km, Itaquera, com 6,1 km, Berrini, com 3,3 km e Capão Redondo/Vila Sônia, com 12,1 km”, informou a gestão, em nota. A prefeitura informa ainda que implantou, entre 2011 e 2012, 62,5 km de faixas exclusivas de ônibus à direita, para tentar aumentar a velocidade média dos coletivos em 15%.
Novos terminais
Sobre os terminais, a SPTrans diz que o de Pinheiros está sendo construído e que os de Parelheiros, Jardim Ângela e Perus “estão com as licitações de obras em andamento”. Já os de Vila Sônia, Brasilândia e Vila Prudente estão sob responsabilidade do Metrô (até onde sabíamos, era de responsabilidade da SPtrans); e o do Jardim Miriam está em estudos. A secretaria não explicou o atraso nas obras.
Sobre a região do M’Boi Mirim, a SPTrans diz que ampliou oito paradas, implantou uma faixa reversível em 2010 e reorganizou linhas. A prefeitura diz que vai implantar um monotrilho ao longo da estrada do M’Boi Mirim.
Por Renato Lobo