Metrô SP

Metrô considera possível greve de quinta feira “inútil” e eleitoreira

O Clima esquentou entre o Metrô e o sindicato da categoria. Os trabalhadores marcaram paralisação para esta quinta-feira, 4 de outubro. Na quarta-feira (3), sindicato realiza nova assembleia para analisar possível proposta ou detalhes da greve.

A companhia do Metrô divulgou uma nota à imprensa nesta segunda-feira (01) criticando a postura do sindicato:

De acordo com a nota, o metrô mantém sua disposição de negociar com os metroviários. No comunicado, a companhia afirma que “estranha a decisão, tomada por um grupo inexpressivo de sindicalistas, de precipitar uma greve inútil para a categoria e cruel para a população de São Paulo. Diante disso, caso a decisão do sindicato seja mantida, o Metrô fará o que estiver a seu alcance para proteger o direito dos usuários”.

O Metrô ainda diz que lamenta a programação de uma nova greve na cidade e lembra que isso acontece com um intervalo menor que quatro meses  e às vésperas de uma eleição. “Programada para ser deflagrada a quatro dias das eleições municipais, e fora da data-base dos metroviários (maio), a greve, caso realizada, deixará sem transporte 4 milhões de passageiros. Prejudicará ainda o resto da população de São Paulo, com seus efeitos nefastos sobre o trânsito e, consequentemente, sobre os serviços essenciais prestados por policiais, bombeiros e socorristas. Além de paralisar a economia da maior cidade da América Latina, que, assim como a população, ficará refém dos interesses de uma minoria sindical”.

O Metrô diz ainda que não se nega a negociar com os sindicatos. Segundo a nota, “a empresa orgulha-se de ser uma das que têm a melhor média salarial do Estado – R$ 4.060,00 – além de uma extensa lista de benefícios oferecidos a todos os empregados, como uma das melhores assistências médicas do país, auxílio-creche-educação até os 7 anos de idade e participação nos resultados”.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus