SPTrans

Finalmente SP terá novos pontos de ônibus

Foi divulgado esta semana, finalmente, o vencedor da licitação para a instalação e manutenção dos novos pontos de ônibus da cidade de São Paulo. O consórcio vencedor foi o Pra-SP, que é liderado pela Odebrecht Transport e com participação da Rádio e TV Bandeirantes, Kalítera Engenharia e APMR Investimentos.

O consórcio vencedor também será responsável pela instalação e manutenção dos novos relógios. Tanto os relógios quanto os pontos encontram-se, em sua maior parte, em estado de deterioração. O valor previsto de investimento será de R$ 400 milhões nestes equipamentos.  Em troca dos investimentos, o vencedor da licitação poderá explorar a publicidade neste imobiliário por 25 anos.

Também serão instalados cerca de 14.700 totens com rotas e horários dos ônibus, além de informações úteis ao público.

Serão 4 tipos de pontos que devem ser instalados, variando de acordo com a região da cidade:

– “Brutalista”: Para vias de maior movimento e maior exposição. Será feito de concreto;

–  “Caos estruturado”: modelo mais comum que será instalado entorno de vias importantes. O aço será o material utilizado;

– “Minimalista”: será instalado no centro histórico. Será transparente ou ecológico;

– “High Tech”: será instalado em regiões como Berrini e Paulista.

Todos os pontos terão acessibilidade a deficientes. A previsão é que seja instalado em até 3 anos 6.500 novos pontos. A empresa deve iniciar a troca a partir de fevereiro.

Imagens publicadas na Folha de São Paulo

Por Caio Lobo

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus