O Governo paulista enxerga no setor privado a solução para aumentar a malha metroferroviária na região metropolitana de São Paulo: “Em 2012 não vamos conseguir, se quiser alcançar a meta será necessário correr”, admite o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, que preside o Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas (PPPs).
De acordo com Afif, PPPs como as que estão previstas para a Linha 6-Laranja (Pirituba-São Joaquim) do Metrô devem acelerar esse processo. “As PPPs aumentam a capacidade de investimento e diminuem os obstáculos.” Com a entrada de novas empresas na administração do transporte público – hoje somente a Linha 4-Amarela é gerida pelo setor privado –, Afif defende a criação de agência reguladora de transportes metropolitanos. “Há estudos para isso. Com novos players seria necessário fiscalizar e ordenar se estão cumprindo seus contratos”, comenta, lembrando que quem cumpre esse papel atualmente é a Secretaria de Transportes Metropolitanos.
A entrada da iniciativa privada no setor, segundo o vice-governador, também torna necessária a reestruturação da Companhia do Metropolitano (Metrô) e da CPTM. “Ambas precisam de melhor aparelhamento para esse momento.”
Por Renato Lobo, com as informações de Valor Econômico