Mobilidade Urbana SPTrans

SP terá pontos de ônibus com informações do tempo de espera dos coletivos e até painel touchscreen

Em 2013 a cidade de São Paulo deverá ter novos pontos de ônibus. Serão 6,5 mil abrigos e 14 mil totens com design futurista, informações sobre o tempo de espera dos ônibus e iluminação. De acordo com o jornal “O Estado de S. Paulo” um deles terá até painel touchscreen. O custo estimado de instalação é de R$ 550 milhões. A SPObras é a responsável pela a licitação.

A troca dos abrigos e totens faz parte da segunda fase da Cidade Limpa – que também inclui publicidade em relógios. O consórcio que vencer a licitação deverá instalar os pontos e fazer a manutenção. Em troca, poderá explorar a publicidade nos pontos de ônibus.

Em geral, todos as novas paradas apostam em transparências e espaços para anúncios luminosos. Além da informação sobre o tempo de espera dos ônibus e os bancos, é obrigatório que haja total acessibilidade, com piso tátil e informações em braile.

O consórcio vencedor poderá trabalhar por 25 anos na publicidade nos abrigos. São elas : Pra SP, formado pelas empresas Odebrecht, Kalítera e Rádio e Televisão Bandeirantes (MG), e o Os Abrigos de São Paulo, do grupo francês JCDecaux.

Segundo o prefeito Gilberto Kassab (PSD), a cidade não gastará nada e ainda vai lucrar em impostos com o modelo. “Com aquela publicidade visual, a cidade arrecadava 6 milhões por ano (equivalente a R$ 15 milhões). Agora, vamos arrecadar em torno de 100 milhões por ano (equivalente a R$ 264 milhões).”

A São Paulo Transportes (SPTrans) deve escolher onde serão colocados os abrigos e totens. A medida visa evitar que a empresa vencedora da licitação queira apenas colocar abrigos nos locais onde os anúncios tenham maior valor de mercado.

Por Renato Lobo, com as informações de “O Estado de S.Paulo”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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