Nem 35, nem 50, e sim 100 novos trólebus de 15 metros Scania até o fim deste ano. A informação é do Blog Ponto de Ônibus, que trouxe informações do gerente nacional de vendas de ônibus da Scania do Brasil, Wilson Pereira: “Foram três anos de desenvolvimento deste projeto. Já há unidades na capital paulista e na região do ABC (Corredor ABD – operado pela Metra). É uma solução de peças que variam do ônibus Scania e dotada de toda tecnologia para receber o sistema elétrico e o motor a eletricidade” – disse Wilson Pereira.
Os ônibus eletricos são de 15 metros de comprimento e contam com um terceiro eixo direcional que permite que a carroceria tenha este porte e que garante melhor dirigibilidade ao veículo, além de fazer com que no mesmo ônibus mais pessoas possam ser transportadas de forma confortável. A carroceria será o modelo Millennium BRT, um modelo mais novo que o atual Millennium da Caio.
Por ser um veículo diferenciado cujo chassi é uma solução de peças para o trólebus, a homologação se dá na encarroçadora de Botucatu, no interior Paulista. O motor elétrico e Weg e o sistema é da Eletra, empresa de São Bernardo do Campo.
“É extremamente interessante este programa da EcoFrota, da Capital Paulista, cujo o objetivo é fazer com que os ônibus de São Paulo sejam o menos poluentes possíveis. O trólebus é cem por cento livre de emissões. O trólebus é bem mais silencioso e confortável. Não há trancos e as frenagens são mais seguras e suaves. A Scania já possui um histórico com chassi usado para trólebus. Nós pegamos nossa experiência, os mais modernos conceitos e entregamos um produto mais completo para o mercado” – finalizou Wilson Pereira.
Com esta informação, chegamos a conclusão de que a Ambiental deve trocar todos os trólebus mais antigos de carroceria Marcopolo Torino GV, chegando a quase 200 veículos: 180 trólebus da Caio, 11 da Busscar e 1 Ibrava.
Mais trólebus de 15 metros para corredor do ABD
Segundo ainda a reportagem, mais Trólebus do mesmo modelo da Scania também vão circular no ano que vem no Corredor ABD que liga São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, a Jabaquara, na zona Sul, passando por Santo André, Mauá (Terminal Sônia Maria), São Bernardo do Campo e Diadema.
Por Renato Lobo