Não queremos fazer propaganda contra nenhum candidato, mas quando um deles faz algum comentário curioso, e natural que a mídia seja ela televisa, impressa ou da web façam suas análises. A ultima foi a do candidato que lidera todas as pesquisas na cidade de São Paulo. Celso Russomano. Vejam suas propostas para o transporte público:
O candidato diz que vai colocar mais ônibus no horário de pico nos corredores. Convido a todos a irem nas (poucas) faixas exclusivas existentes em São Paulo para saber se faltam ônibus nestes horários. O que vemos na verdade são imensas filas de ônibus parados. Ou seja, a faixa exclusiva que era para dar fluidez aos coletivos acaba virando um aglomerado. Russomano esqueceu que São Paulo precisa dar uma lógica ao sistema, com linhas troncais e subsistemas para alimentar estas linhas.
Outra proposta, ainda que bem vinda, são as de novos corredores. Mas a ideia é um tanto quanto rasa, já que o candidato não fala, pelo menos no vídeo quantos km vai fazer, e como serão estas vias. Um corredor de ônibus de verdade deve haver ultrapassagem dos veículos e de preferência com a bilhetagem no exterior do veículo para que o ônibus ganhe agilidade.
É evidente que o candidato não precisa saber minuciosamente destes pontos específicos, já que são tantos problemas na cidade. Entretanto esperamos que o novo prefeito da cidade seja bem acessorado. Ele diz que anda pela cidade, mas não andou as 18h00 nos corredores.
Por Renato Lobo