A gestão Kassab alcança níveis altos de insatisfação da população, de acordo com pesquisas feitas recentemente. Não é por menos. Se for ter como base a área de transporte, o atual prefeito prometeu muito e fez muito pouco.
Segundo reportagem da Band, a atual gestão deixará para o próximo prefeito a construção de nove terminais de ônibus e obras de requalificação em 10 deles. Das 19 obras prometidas para até o fim deste ano, só três foram feitas.
A cidade tem 28 terminais, entre municipais e intermunicipais. Eles são vitais para organização e aumento da capacidade de transporte, diz a reportagem o engenheiro e mestre em transportes pela Poli (Escola Politécnica) da USP, Sérgio Ejzenberg: “Eles integram os pequenos ônibus, que servem os bairros, às áreas onde circulam veículos com maior capacidade de passageiros.”
Segundo o Plano de Metas, alguns terminais, como o Varginha, no Grajaú, na zona sul, não têm nem projeto concluído.
O pacote de requalificações de Kassab prevê a melhoria nos acessos aos terminais e no mobiliário interno. No entanto, as obras no terminal AE Carvalho, na zona leste, foram anunciadas em 2008 e ainda não ficaram prontas.
A SPTrans, responsável pela administração do sistema de transporte na cidade, diz que estão em andamento as obras de requalificação nos terminais Vila Nova Cachoeirinha, Santo Amaro, Penha e no A. E. Carvalho.
Sobre os novos terminais urbanos, a empresa municipal informa que já foram lançadas as licitações para a construção em Perus, Jardim Ângela e Parelheiros.
Por Renato Lobo, com as informações de Band