Mobilidade Urbana

Paulistano gasta em média 2h30 em seus deslocamentos, revela pesquisa

Na semana da Mobilidade que vai do dia 16 ao 22 de setembro, a Rede Nossa São Paulo em conjunto com o Ibope revelou que o trânsito paulistano é considerado ruim ou péssimo por oito em cada dez cidadãos.

Os dados revelaram que mais de dois milhões de paulistanos utilizam o carro todos os dias ou quase todos os dias para se deslocar. Mas 65% disseram que deixariam o carro caso tivessem opção de transporte adequado. Entre dez entrevistados, oito apontaram a necessidade de investimento no transporte público. O Metrô é visto como grande solução, e também a construção de corredores de ônibus: 34% em 2011 para 41% em 2012.

De acordo com a pesquisa, os paulistanos gastam em média cerca de duas horas e meia em seus deslocamentos diários, seja qual for o modal. Na zona sul, área mais populosa da cidade, 39% dos moradores citam o trânsito como maior problema da metrópole.

Cai o número de motoristas

Os dados revelaram ainda que o número de pessoas que usam o carro quase todos os dias diminuiu de 13% em 2011 para 9% neste ano. Na zona norte, os entrevistados são os que menos usam o carro, caindo de 29% para 18%. Na zona leste foi de 27% para 21%.

A maioria das pessoas entrevistas desaprovam medidas como o pedágio urbano, sendo que só 17% aprovam, e entre os motoristas habituais essa porcentagem baixa para 13%. Já o rodízio de veículos no centro expandido em dois dias da semana, e não apenas um, é mais bem aceita por 37% das pessoas. A ampliação das ciclovias é aprovada por 88% dos moradores e 91% dos motoristas habituais.

Por Renato Lobo, com as informações de Agência Brasil

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus