O Trânsito em São Paulo vai mal. De acordo com pesquisa feita pelo Ibope a pedido do movimento Nossa São Paulo, o paulistano está insatisfeito com o trânsito da cidade: em 2009, 71% dos entrevistados disseram que ele era ruim ou péssimo, já em 2011, 77% dos entrevistados fizeram tal afirmação. A pesquisa com os dados de 2012 ainda não foi concluída.
“É como se as pessoas passassem um mês por ano no trânsito”, comentou Oded Grajew, coordenador da Rede Nossa São Paulo. Ao analisar os dados da última pesquisa, ele fez duas observações: “A notícia ruim é que a situação é péssima e notícia boa é que nós sabemos como melhorar”.
Uma das formas de “melhorar”, na visão de Grajew, é a cidade ter um Plano Municipal de Mobilidade e Transportes Sustentáveis, que está previsto no Plano Diretor Estratégico da capital desde 2002, mas ainda não foi apresentado pela Prefeitura. “A Câmara Municipal fez o seu papel, aprovou a dotação orçamentária de R$ 15 milhões para que o Executivo elaborasse o plano em 2011, mas até agora o valor não foi utilizado”, disse.
A pesquisa mostra que medidas adotadas pela Prefeitura, como a proibição de caminhões na zona máxima de restrição, não tiveram o resultado esperado. E contraria também a versão da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de que o trânsito vem melhorando nos últimos anos. A empresa diz que, em 2007, a média de lentidão de tráfego em São Paulo foi de 89 quilômetros pela manhã e de 129 quilômetros à tarde. Em 2011, a média foi de 80 quilômetros pela manhã (queda de 10% ante 2007) e 108 à tarde (-16%). “Essa diminuição aconteceu mesmo com a frota registrada crescendo 35%, de 5,3 milhões para 7,1 milhões no período”, disse a companhia. O problema é que a cidade de São Paulo tem 17 mil quilômetros de vias e só 868 deles são monitorados pela CET.
Mas mesmo assim, na contagem da CET, o ano de 2012 está sendo pródigo na quebra de recordes de trânsito na capital. No dia 23 de maio, quando foi registrado o maior congestionamento para o período da manhã, com 249 quilômetros, um acidente na marginal contribuiu para o recorde de trânsito. Naquele dia, além do tombamento de uma carreta na Marginal Pinheiros, ainda ocorreu a greve dos metroviários e da CPTM, fazendo com que o rodízio fosse suspenso.
No período da tarde, o recorde foi no dia 1 de junho, com 295 quilômetros. Entre as causas para o trânsito ter travado completamente naquela tarde estão dois acidentes nas marginais Tietê e Pinheiros, um atropelamento na Avenida dos Bandeirantes, um evento no Centro de Exposições Imigrantes e a chuva fraca em toda cidade.
Transporte público
Para o arquiteto e consultor em mobilidade urbana Horácio Figueira, não há mais nada que se possa fazer para melhorar o trânsito de carros, que piora ano a ano. “O que dá para fazer é priorizar o transporte coletivo, com medidas radicais, como proibir o tráfego de táxis nos corredores de ônibus”, disse. “Tenho como provar que medidas simples como essa aumentariam a velocidade média dos coletivos na cidade.”
Por Renato Lobo, com as informações de “O Diário de São Paulo“