Depois de 2 anos da sua inauguração, a linha 4 – Amarela trouxe reflexos a malha do Metrô paulistano. De acordo com dados da própria empresa houve redução de 30% na quantidade de transferências entre a Sé e o Paraíso: agora, os passageiros que estão na zona Norte desembarcam na Luz e, graças à Linha Amarela, chegam à zona Oeste, ou à Avenida Paulista.
Segundo o diretor de Operações do Metrô, Mario Fioratti, em entrevista a rádio Jovem Pan, haverá situações parecidas quando novas expansões forem inauguradas. Além de mexer com a Linha Azul, a Linha 4 – Amarela também impulsionou crescimento de 50% na demanda da Linha 5 – Lilás, que é interligada à Linha 9 – Esmeralda na CPTM. Com esta nova configuração, o passageiro que esta no extremo da zona Sul pode seguir para a região das avenidas Berrini, Faria Lima e Paulista. Em breve, a Linha 5 será ampliada: a Estação Adolfo Pinheiro ficará pronta em 2013, e em 2015 haverá interligação com a própria Linha Azul, na Estação Santa Cruz e na Linha 2 – Verde no parada Chacará Klabin.
Mas, por outro lado a sensação de superlotação continua. O sistema bateu recorde de passageiros transportados com as novas ofertas: “(Foram) 7,5 milhões de passageiros transportados…Mas em estado de regime (ou seja, nos dias de movimento normal), já estamos em 7,2 milhões.”, diz o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.
Por Renato Lobo