Se você quiser assistir os jogos da copa do mundo de 2014 de transporte público, sua opção será o trem. Isso por que o governo anunciou que a estação Corinthians – Itaquera da Linha 3 – Vermelha, aquela que fica 100 metros do estadio que está sendo erguido, estará fechada:
“…tem que separar os públicos. O metrô não será fechado, é uma operação para você concentrar público em uma estação e outro público em outra estação, esse é o sentido. Pode ser utilizado durante os jogos, mas a ideia é que uma torcida desça em uma estação, não utilize o trem e nem o metrô, mas essas operações são feitas na cidade de São Paulo. A ideia é fazê-lo com torcidas diferentes, uma torcida sai por uma estação e outra por outro”, disse Gilmar Tadeu, secretário especial do Estado de São Paulo para a Copa, já pensando também nos clássicos em que o Corinthians for mandante e receber palmeirenses, são-paulinos e santistas.
A vantagem do uso a linha 11 – coral da CPTM, é que a ligação ferroviária no trajeto entre o centro e a estação Corinthians – Itaquera funciona como um expresso, tendo apenas paradas no Brás e Tatuapé, sendo mais rápida que a linha 3 – vermelha. O ramal Coral deve receber 9 trens novos e novo sistema de sinalização, o CBTC, que vai poder assegurar o intervalos de 3 minutos entre as composições.
Por Renato Lobo