Monotrilho

Cemitério quer mudar traçado do Monotrilho do Morumbi alegando que o local é território santo

A nova polêmica sobre os Monotrilhos, especialmente aquele que é o maior alvo de críticas, o da Linha 17 – Ouro, é sobre a passagem da linha sobre um cemitério. De acordo com o projeto do ramal, as vigas do monotrilho sairão da estação Panamby, na Vila Andrade, e chegarão à estação Paraisópolis atravessando o terreno do cemitério Parque Morumby.

Surge agora declarações da administração do cemitério ao jornal “Folha de São Paulo“, dizendo que não foi previamente consultada pelo Metrô e que “fará o que estiver ao seu alcance” para que o trajeto seja alterado em “respeito a um campo santo”.

No entanto, desde setembro de 2010 o cemitério sabe que o monotrilho vai passar por essa área, conforme Audiência Pública realizada pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, onde o metrô esclarece o assunto:

Pergunta SVMA/Assoc. Villa Monteverde: Foi questionada a entrada / passagem em território sagrado (cemitério). (SVMA). Detalhar como se dará a implantação do monotrilho nesse território.

Ainda que mortos não reclamem, qual a mitigação/ compensação prevista para quem tem parentes ou jazigos no Cemitério do Morumbi, e cujo sossego e meditação serão constantemente prejudicados com a constante passagem e o impacto visual permanente causado pelo monotrilho?

Resposta do Metrô: A passagem do monotrilho ocorrerá em área “non aedificandi” do cemitério. Esta é uma área onde a legislação não permite o uso comercial por ser área de preservação de córrego. Não há jazigos ou qualquer tipo de uso do cemitério neste local.

Nesta área, paralelamente ao córrego canalizado e, sem afetar a sua condição atual, serão implantadas as vias elevadas do sistema que serão isoladas dos demais espaços fisicamente e visualmente, por meio plantio adensado de arborização de grande porte. Por ser um sistema silencioso e terem sido tomadas todas as medidas necessárias a seu isolamento, a passagem do monotrilho não deverá causar maiores transtornos aos frequentadores do cemitério que o sistema viário lindeiro já existente.

A Linha

As obras do primeiro trecho, do aeroporto até a estação Morumbi da CPTM começaram em 29 de março deste ano e deverão ser concluídas em 2014. O restante da linha, que sai do Morumbi, cruza o cemitério e termina no estádio, tem previsão de conclusão em 2016.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus