Postergada por seguidas administrações municipais, a reforma da avenida Celso Garcia volta a discussão nas propostas dos candidatos. Só para resumir o problemão da avenida, que liga o centro até o bairro da Penha na zona leste, filas interminaveis de coletivos em 86 linhas de ônibus que transportam diariamente 550 mil passageiros, cançadas que mudam de largura dependendo do trecho, pavimento de péssima qualidade, além do comercio morto ao longo dos seus 7.200 metros de extenção.
Serra quer Metrô
O candidato do PSDB vê o transporte de alta capacidade como solução, e descarta até o Monotrilho para o trecho: “pode-se recolocar, que é Metrô na Celso Garcia. Ela pode renascer se tiver transporte por baixo. Corredor de ônibus lá não resolve e monotrilho não dá porque ela é um pouco estreita para isso”, afirmou. O projeto de Serra vai de encontro com estudos do Metrô que apontam a implantação da futura linha 21 que vai ligar o Pari até Nordestina.
Haddad quer corredor de ônibus com paradas subterrâneas
O candidato do PT à prefeitura de São Paulo defende a criação de um corredor de ônibus expresso que ligue a região do Itaim paulista ao centro da cidade. “O corredor Celso Garcia vai operar nessa direção, de aproximar o morador do Itaim do seu emprego”, disse. Ele explica que já existe uma parte da obra em andamento. “[A parte] que passa pela Avenida São Miguel já está mais bem estruturada, não está segregada ainda, mas a conexão vai ser com a Celso Garcia, vamos fazer ali uma operação de alargamento da via, vamos fazer alguns mergulhões com estações subterrâneas, porque na Celso Garcia é possível em alguns trechos evitar o cruzamento e o farol, e ele vai chegar até aqui”, disse. O projeto do petista nos leva a crer então que haverá desapropriações para que a avenida seja alargada.
Por Renato Lobo