De acordo com balanço divulgado pela SPtrans, empresa que fiscaliza as empresas de ônibus na capital paulista, todos os dias, a cada três minutos, em média, um motorista de ônibus é multado. Foram 90.201 multas no primeiro semestre de 2012.
Entre as infrações, atrasos e descumprimento do número de partidas são as campeãs no ranking de infrações, índice igual ao balanço feito no primeiro semestre do ano passado. De acordo com estes dados, estas duas infrações juntas somam 27,1 mil multas entre janeiro e junho. A cada 24 horas, cerca de 150 viagens registraram atrasos ou simplesmente deixaram de ser cumpridas.
A infração ocupa o segundo lugar no ranking, é a prática de dirigir falando ao celular, que coloca em risco a vida de todos os passageiros, aparecendo um salto de 32% entre 2011 e 2012, passando de 3,8 mil multas para 5 mil entre os dois períodos.
Fiscalização
De acordo com a empresa, as autuações são repassadas aos consórcios, que, na maioria dos casos, cobram esse valor dos motoristas. Entretanto, não há acúmulo de pontos na CNH do condutor, já que as multas são consideradas administrativas.
Por Renato Lobo | Imagem de Felipe A. Prates