O calcanhar de aquiles do sistema trólebus, representa as contantes falhas registradas todos os dias envolvendo panes na rede elétrica, ou as interrupções no serviço quando os cabos coletores de energia dos veículos se soltam. Para minimizar este problema, a prefeitura contratou uma empresa, a Façon, para cuidar da rede aérea e troca de grande parte dos cabos.
O primeiro trecho escolhido é nas avenidas Mateo Bei e Rio das Pedras por onde trafegam as linhas 2290, 2291 e 342M. A justificativa da SPtrans é que o local concentra o maior número de panes. Nós achávamos que era o centro…
De acordo com nosso leitor Leandro Almeida, que fotografou o trecho e gentilmente nos enviou fotos dos novos cabos, o trecho da Avenida Mateo Bei já foi totalmente concluído tanto no sentido centro como sentido bairro, sendo que já provém de cabos flexíveis, o que dá maior agilidade aos trólebus. Já na rede na Avenida Rio das Pedras a rede foi trocada até o Terminal Vila Carrão no sentido centro. No sentido bairro os cabos foram substitutos até próximo o mercado calvo. Leandro conversou com funcionários da Façon que estavam colocando tirantes novos por cima dos antigos para posteriormente colocar grampos flexíveis. Os trabalhos acontecem toda madrugada e domingos durante o período da manhã. A rede também foi totalmente trocada dentro do terminal São Mateus.
Com nova rede aérea e novos veículos falta agora a prefeitura rever a questão do pavimento por onde trafegam os trólebus.
Por Renato Lobo