O Portal Via Trolebus começa uma série de postagens sobre as futuras linhas de Metrô:
O Metrô de São Paulo abriu recentemente uma licitação para o projeto funcional da futura linha 23 (Lapa – Dutra), ramal que terá a função de promover uma ligação perimetral, conectando as linhas metroferroviárias situadas nas regiões Norte e Noroeste de São Paulo, como: futura Linha 15 (Vila Prudente – Dutra); futura Linha 19 (Campo Belo – Guarulhos); Linha 1 – Azul; futura Linha 6 – Laranja; futura Linha 20 (Lapa – Moema) e as linhas 7 – Rubi, 8 – Diamante, 9 – Esmeralda da CPTM. De acordo com dados da companhia, o futuro ramal também realizará a integração com os corredores viários transversais ao traçado da linha que cortam a região em geral na direção das pontes sobre o Rio Tietê, captando demanda do transporte coletivo e de usuários do automóvel.
A linha correrá grande parte pela Zona Norte, vencendo as barreiras físicas formadas pela sucessão de vales e morros que conformam o terreno da região, facilitando a conexão dos principais subcentros locais (Vila Maria, Santana, Casa Verde, Limão, Freguesia do Ó e Lapa) e definindo, em conjunto com as linhas 2, 15 e 20, um anel metroviário. Deve ter extensão aproximada de 16,6 km e trechos adicionais para manobra e estacionamento de trens após as estações Dutra e Lapa. No entanto, o Metrô não descarta a utilização do uso de trens e pátios de outras ligações, especialmente os das linhas 2, 15, 6 ou 20. também não estão descartados outros modos de transporte (como metrô leve, por exemplo), devendo ser escolhida a alternativa que melhor atenda à demanda da região e às diretrizes definidas pelo Metrô.
Estão inicialmente previstas 20 estações, destacando-se Dutra, Santana, Casa Verde, Freguesia do Ó e Lapa, futuros locais de integração com as seguintes linhas da rede metroferroviária:
– 15 e 19, na estação Dutra;
– 1, na estação Santana;
– 16, na estação Casa Verde;
– 6, na estação Freguesia do Ó;
– 7, 8, 9 e 20 na estação Lapa.
Outras estações previstas são: Cerejeiras-Cianorte, Alberto Byington, Vila Leonor, Parque do Trote, Vila Guilherme, Ataliba Leonel, Alfredo Pujol, Imirim, Vila Baruel, Caetano Álvares, Limão, Inajar de Souza, Vila Arcádia, Edgar Facó e Ermano Marchetti que devem ser de integração com o serviço de ônibus, por interceptarem os principais corredores viários da região.
Se você esta empolgado com a nova linha, vem o balde de água fria: Segundo estimativas do metrô, o ramal não estará pronto antes de 2030.
Por Renato Lobo, com as informações de licitações do Metrô