Segunda postagem sobre as novas linhas de Metrô:
O Metrô de São Paulo abriu licitação para oque podemos chamar de segunda fase da Linha 20 – Rosa, que vai de Moema até Rudge Ramos. A primeira etapa trata-se da ligação entre a Lapa e Moema. O ramal tem a função de interligar os subcentros Lapa, Pinheiros, Itaim Bibi e Moema, conectando-os a importantes eixos viários como as avenidas Jabaquara e do Cursino, a região industrial do ABC e o bairro de Rudge Ramos em São Bernardo do Campo. Fará integração com a futura Linha 18 na Estação Afonsina, na divisa dos municípios de São Bernardo do Campo e Santo André, contribuindo para equilibrar os carregamentos da rede, especialmente os da Linha 2 – Verde / 15. Propiciará melhor distribuição dos passageiros oriundos das linhas da rede metroferroviária em locais de grande interesse da população.
Uma novidade é que o trecho entre a Estação Moema (exclusive) e a Estação Afonsina (L18) com aproximadamente 12,7 km de extensão, futuramente poderá ser prolongada até a Linha 10 – Turquesa da CPTM.
Algumas paradas: São Judas, que fará integração com a Linha 1 – Azul, Rubem Berta, Indianópolis, Água Funda, Cursino, Vila Moraes, Arlindo Vieira, Vila Livieiro, Taboão – Anchieta e Rudge Ramos.
O trecho Moema – Afonsina da Linha 20 terá como função atender áreas ao sudoeste, sul e sudeste do Município de São Paulo, que são servidas pelos corredores das avenidas Rubem Berta / Washington Luís, Indianópolis, Jabaquara, Rodovia dos Imigrantes, do Cursino, Padre Arlindo Vieira, Taboão, Rodovia Anchieta e Dr. Rudge Ramos e que tem como destino o polo terciário da Avenida Brigadeiro Faria Lima, além das áreas industriais de São Bernardo do Campo. Essas vias poderão ter significativa redução de seus volumes de tráfego de ônibus, com a reorganização do transporte coletivo propiciada pela implantação do segundo trecho da Linha 20, conforme estudo a ser desenvolvido no projeto funcional.
Por Renato Lobo, com as informações de licitações do Metrô