CPTM Trens Regionais

CPTM licita projeto do trem expresso que vai ligar a capital a Jundiaí este mês

O Governo do Estado esta mesmo empenhado na volta dos trens regionais. Isso por que a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deve lançar a licitação dos projetos básico e executivo do trem expresso para Jundiaí (SP) até o final deste mês.  A concorrência será  internacional e do tipo técnica e preço.

O valor de ambos os projetos é R$ 160 milhões e o prazo de conclusão é de 27 meses. O preço total deverá contemplar todos os custos de engenharia, mão de obra, materiais, equipamentos, transportes, acessórios, seguros, tributos, encargos, taxas e todos os demais custos.

A linha expressa de trem ligará a estação Água Branca em São Paulo até Jundiaí, em um percurso de 47,1 km. Parte do trajeto correrá paralelo a linha 7 – Rubi, a parte seguirá em direto até a cidade. A intesão do governo é que o trem expresso seja competitivo com o transporte rodoviário. Na verdade o passageiro de trem deve ter vantagem ao utilizar a linha, uma vez que as composições não pegam trânsito.

Por Renato Lobo | imagem de RDKalman

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus