A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deve lançar nesta sexta-feira (03/08) a licitação para a compra de 65 composições. O anúncio deve ser feito feito pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin na parte da manhã, A concorrência será nacional e os trens serão financiados pelo Tesouro do Estado de São Paulo.
Recentemente a mídia fez especulações sobre a compra de trens chineses mais baratos no Rio de Janeiro em relação aos adquiridos em São Paulo. De acordo com o presidente da CPTM, Mário Bandeira, a compra dos trens chineses não cobre o que seria gerado de receita com os impostos aqui no Brasil, além da geração de empregos. O presidente da CPTM disse que o Brasil tem cinco fábricas de trens (Alstom, Siemens, CAF, Bombardier e Hitachi/Iesa) e que é ‘absurdo’ comprar trens do exterior.
As novas composições devem chegar em 18 meses, assim que o contrato de fabricação for assinado. Os trens serão equipados com Automatic Train Control (ATC), Automatic Train Operation (ATO) e Communications-Based Train Control (CBTC), o que indica que as composições poderão operar em várias linhas da companhia. Com os novos trens, a CPTM passará a ter 242 trens. Hoje, a frota é composta por 177 composições.
Por Renato Lobo, com as informações de Revista Ferroviária.