Metrô SP

Linha 6 Laranja será construída e operada por iniciativa privada e deve iniciar operação em 2019

Nesta quinta feira o Governo do Estado de São Paulo anunciou que a mais nova linha do Metrô, a 6 – Laranja deve custar cerca de R$ 8 bilhões. O ramal será construído e operado integralmente pela iniciativa privada. A linha na sua primeira fase vai ligar a Vila Brasilândia, na Zona Norte, a estação São Joaquim, na Liberdade. A previsão inicial é que ela transporte 640 mil passageiros por dia e comece a ser construída em julho de 2013 para ficar pronta só em  2019. Imagine a segunda fase então…

O Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas, presidido pelo vice-governador Guilherme Afif Domingos, bateu o martelo nesta quinta-feira a modelagem da Linha 6, baseada em propostas apresentadas por três interessados, Odebebrecht Transport, Construtora Queiroz Galvão e Consórcio Galvão-Somague Engenharia.

A primeira fase da Linha trata-se de 13,5 km e 15 estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba – Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompéia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica – Pacaembu, Higienópolis – Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim, além de um pátio de estacionamento e manutenção de trens, intitulado Pátio Morro Grande.

Já na segunda fase sem previsão para obras, o ramal chega a zona leste no bairro da cidade líder, passando pelos bairros da Aclimação, Mooca, Vila Formosa e Aricanduva.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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