Nesta quinta feira o Governo do Estado de São Paulo anunciou que a mais nova linha do Metrô, a 6 – Laranja deve custar cerca de R$ 8 bilhões. O ramal será construído e operado integralmente pela iniciativa privada. A linha na sua primeira fase vai ligar a Vila Brasilândia, na Zona Norte, a estação São Joaquim, na Liberdade. A previsão inicial é que ela transporte 640 mil passageiros por dia e comece a ser construída em julho de 2013 para ficar pronta só em 2019. Imagine a segunda fase então…
O Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas, presidido pelo vice-governador Guilherme Afif Domingos, bateu o martelo nesta quinta-feira a modelagem da Linha 6, baseada em propostas apresentadas por três interessados, Odebebrecht Transport, Construtora Queiroz Galvão e Consórcio Galvão-Somague Engenharia.
A primeira fase da Linha trata-se de 13,5 km e 15 estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba – Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompéia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica – Pacaembu, Higienópolis – Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim, além de um pátio de estacionamento e manutenção de trens, intitulado Pátio Morro Grande.
Já na segunda fase sem previsão para obras, o ramal chega a zona leste no bairro da cidade líder, passando pelos bairros da Aclimação, Mooca, Vila Formosa e Aricanduva.
Por Renato Lobo