No próximo mês devem sair edital de licitação de mais 15 paradas da extensão da Linha 2 – Verde, segundo o governador Geraldo Alckmin. De acordo com o governador o grande entreve são as questões ambientais que acabam por atrasarem as obras:
“Essas estações são rápidas de serem construídas. O que é mais difícil é a questão ambiental, mas ela já está resolvida”, contou Alckmin em vistoria da futura estação Oratório. O primeiro trecho do monotrilho, que inclui também um pátio de manobra onde os trens ficarão estacionados, deve ser entregue no segundo semestre do próximo ano.
O segundo trecho, até São Mateus, deverá entrar em funcionamento em 2014. Toda o ramal com 24,5 km e 17 estações, deverá ficar pronta em 2016. A demanda prevista para o trecho é de 550 mil passageiros por dia.
Poluição Visual
Muito questionado sobre o modal de escolha da linha que corre por vias elevadas, o monotrilho já gerou e gera muita polêmica por parte de moradores que temem que os elevados por onde vão correr os trens causem degradação nas avenidas que vão receber a linha. No entanto, Alckmin fez questão de ressaltar que os trilhos instalados entre 12 e 15 metros de altura, não serão um “Minhocão”.
Por Renato Lobo | Imagem de Paulo Arós