Metrô SP

Estudos do Metrô apontam mudanças em futuras linhas

Tempos atrás caiu nas redes sociais um mapa futura da rede metroviária de São Paulo, com previsão para operação em meados do ano de 2035. Após isto a informação foi para os blogs, como o nosso, e posteriormente para a mídia grande, aliás como muitas informações que são vinculadas primeiro nas mídias sociais, e depois são replicadas pelos jornalistas.

A última é uma possível mudança nesta rede básica de 2035. Segundo o jornal “O Estado de São Paulo“, menos de um ano após a sua divulgação, o governo Geraldo Alckmin (PSDB) já alterou o mapa da futura rede de metrô e trens da Grande São Paulo, este famoso mapa que divulgamos. Segundo a materia,  algumas linhas sofreram mudanças no traçado. Estações tiveram o nome trocado. Trechos deixaram de existir.

A reportagem diz que a principal mudança diz respeito à Linha 23, também sem cor oficial, mas retratada no documento como sendo rosa choque. Pelos planos, agora o ramal, apelidado de Arco Norte, deverá sair da Lapa, zona oeste, e ir até a região da Rodovia Presidente Dutra, na Vila Maria, zona norte. A linha cruzará avenidas importantes da zona norte, como Edgar Facó, Inajar de Souza, Engenheiro Caetano Álvares, Imirim, Cruzeiro do Sul e Ataliba Leonel. O ramal deverá ser paralelo a boa parte da Marginal do Tietê. Este ramal juntamente com as linhas 2 – verde e 15 – Branca formam o famoso metroanel. Segundo o jornal, a linha era retratada bem mais para o norte. Ela passaria por avenidas como Raimundo Pereira de Magalhães e Nova Cantareira e faria conexão com a Linha 1-Azul na Estação Tucuruvi, a última daquele ramal. Já no mapa mais recente, a transferência será feita na Estação Santana.

Outra mudança é o fim da extensão da Linha 4 – amarela até o Pari. Agora o ramal mais novo da cidade para definitivamente na luz, informação també já conhecida pelos blogueiros.

O jornal também trouxe outra informação já conhecida por nós, atuantes das redes sociais: Linha 20 – Rosa até São Bernardo do Campo. O metrô informou por que decidiu construir este trecho da lapa a moema: “a escolha do trecho Lapa-Moema como prioritário (…) deu-se em função do grande potencial de expansão do atendimento da rede metroferroviária às áreas que nas últimas décadas tiveram intensa verticalização, potencializada pela Operação Urbana Faria Lima, e que possuem grande concentração de empregos, congestionamentos e carência de transporte de massa”.

Só que todas estas mudanças não são novidade. O Metrô estuda permanente através de pesquisas, como a OD (Origem Destino) que sempre mostra alteração nos deslocamentos da população paulista. Um bom exemplo disto é na estação Pedro II da Linha 3 – vermelha. Nota-se que existe uma plataforma no subsolo da estação, onde era prevista a chegada do ramal que hoje é conhecido como Linha 4 – amarela, mas a linha teve mudanças antes mesmo de ser construída. Outro resquício das alterações é na estação paraíso, na plataforma da Linha 1 – Azul no sentido Tucuruvi. Existe plataformas desativadas por onde passaria o ramal Moema, segundo planos do Metrô na década de 70.

Confirmando o que foi escrito acima, o Metrô informou que o “traçado, bem como as localizações, quantidades e nomes das estações” estão sujeitos a alterações em decorrência de novos estudos.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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