Tempos atrás caiu nas redes sociais um mapa futura da rede metroviária de São Paulo, com previsão para operação em meados do ano de 2035. Após isto a informação foi para os blogs, como o nosso, e posteriormente para a mídia grande, aliás como muitas informações que são vinculadas primeiro nas mídias sociais, e depois são replicadas pelos jornalistas.
A última é uma possível mudança nesta rede básica de 2035. Segundo o jornal “O Estado de São Paulo“, menos de um ano após a sua divulgação, o governo Geraldo Alckmin (PSDB) já alterou o mapa da futura rede de metrô e trens da Grande São Paulo, este famoso mapa que divulgamos. Segundo a materia, algumas linhas sofreram mudanças no traçado. Estações tiveram o nome trocado. Trechos deixaram de existir.
A reportagem diz que a principal mudança diz respeito à Linha 23, também sem cor oficial, mas retratada no documento como sendo rosa choque. Pelos planos, agora o ramal, apelidado de Arco Norte, deverá sair da Lapa, zona oeste, e ir até a região da Rodovia Presidente Dutra, na Vila Maria, zona norte. A linha cruzará avenidas importantes da zona norte, como Edgar Facó, Inajar de Souza, Engenheiro Caetano Álvares, Imirim, Cruzeiro do Sul e Ataliba Leonel. O ramal deverá ser paralelo a boa parte da Marginal do Tietê. Este ramal juntamente com as linhas 2 – verde e 15 – Branca formam o famoso metroanel. Segundo o jornal, a linha era retratada bem mais para o norte. Ela passaria por avenidas como Raimundo Pereira de Magalhães e Nova Cantareira e faria conexão com a Linha 1-Azul na Estação Tucuruvi, a última daquele ramal. Já no mapa mais recente, a transferência será feita na Estação Santana.
Outra mudança é o fim da extensão da Linha 4 – amarela até o Pari. Agora o ramal mais novo da cidade para definitivamente na luz, informação també já conhecida pelos blogueiros.
O jornal também trouxe outra informação já conhecida por nós, atuantes das redes sociais: Linha 20 – Rosa até São Bernardo do Campo. O metrô informou por que decidiu construir este trecho da lapa a moema: “a escolha do trecho Lapa-Moema como prioritário (…) deu-se em função do grande potencial de expansão do atendimento da rede metroferroviária às áreas que nas últimas décadas tiveram intensa verticalização, potencializada pela Operação Urbana Faria Lima, e que possuem grande concentração de empregos, congestionamentos e carência de transporte de massa”.
Só que todas estas mudanças não são novidade. O Metrô estuda permanente através de pesquisas, como a OD (Origem Destino) que sempre mostra alteração nos deslocamentos da população paulista. Um bom exemplo disto é na estação Pedro II da Linha 3 – vermelha. Nota-se que existe uma plataforma no subsolo da estação, onde era prevista a chegada do ramal que hoje é conhecido como Linha 4 – amarela, mas a linha teve mudanças antes mesmo de ser construída. Outro resquício das alterações é na estação paraíso, na plataforma da Linha 1 – Azul no sentido Tucuruvi. Existe plataformas desativadas por onde passaria o ramal Moema, segundo planos do Metrô na década de 70.
Confirmando o que foi escrito acima, o Metrô informou que o “traçado, bem como as localizações, quantidades e nomes das estações” estão sujeitos a alterações em decorrência de novos estudos.
Por Renato Lobo
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