A candidata do PPS, Soninha Francine acredita que um dos maiores problemas é a distância entre onde as pessoas moram e onde trabalham. Caso seja eleita, Soninha afirma que a Prefeitura dará incentivos para as empresas se mudarem para regiões periféricas e para que construtoras ergam edifícios de moradia popular na região central:
“Há várias ações possíveis contra o brutal déficit de moradia digna e decente. É preciso repovoar o centro, que tem equipamentos e serviços públicos ociosos e perdeu população. Há terrenos e prédios subutilizadas ou abandonados, enquanto a periferia incha e há cortiços e condições insalubres, inseguras, inaceitáveis. Importante é que as pessoas possam morar em lugar melhor e próximo do trabalho, escola e infra-estrutura. A Secretaria de Habitação precisa desburocratizar e informatizar processos, como aprovação de plantas e alvarás”
Soninha diz ainda que a troncalização e melhor operação dos corredores exclusivos estão entre suas metas. Isso resultará, segundo ela, em fluidez, regularidade e previsibilidade adequadas. “Só com isso o transporte coletivo já vai melhorar muito, sem grandes obras.” A candidata salientou ainda estar entre seus planos aprimorar os serviços, com mais conforto e informação aos usuários, inclusive nos pontos de ônibus. “Hoje tem tecnologias para isso. Aplicativos não faltam para resolver os problemas.”
Sobra Ciclovias, Soninha pontuou o papel das bicicletas, com o planejamento de sistema cicloviário integrado aos demais modos de transporte. As dificuldades para os pedestres por exemplo atravessarem grandes avenidas e marginais também foram preocupação levantada por ela. E, associada à melhoria do transporte coletivo, a já conhecida solução de aproximar o emprego da moradia e vice-versa. “Da zona leste para o centro vem e volta um Uruguai por dia. É preciso ter uma cidade inteligente, mista e compacta.”
Sobre o Metrô, a prioridade da prefeitura é o ônibus. “O metrô é caro e demorado. Além disso, uma vez feita a linha é impossível mudar esse traçado. O corredor não. Você pode adaptá-lo à região. Veja o caso da Berrini, o corredor foi moldado para ela”
Por Renato Lobo
Veja as propostas dos demais candidatos: