Você sabe qual a proposta dos candidatos a prefeitura de São Paulo para Mobilidade Urbana? O Via Trolebus começa a partir de hoje uma série de postagens sobre o que pensa os candidatos a sucessão da prefeitura de uma das maiores cidades do mundo.
Nos começamos pelo candidato do PT, Fernando Haddad:
O Candidato do PT nomeado diretamente pelo ex-presidente Lula, diz que sua prioridade será o transporte público. Pretende dobrar os investimentos feitos nos últimos oito anos no setor com metas para corredores de ônibus e transferência de recursos para o metrô, desde que o governo estadual se comprometa a dar mais celeridade às obras de expansão da malha metroviária.
Haddad fala ainda sobre os contratos com as empresas de ônibus, que são objeto de tantas reclamações de usuários: “o prazo para revisão é 2013. Não há como prorrogar. Não foi feito absolutamente nada no transporte em ônibus de oito anos para cá. Não tem investimento em terminais, em corredores, na operacionalização e racionalização do sistema. Se publicarmos o edital para a renovação das concessões esse edital vai ter que prever regras para repactuar o sistema. Fizemos a parte mais difícil da remodelagem do sistema, que foi o Bilhete Único. De lá para cá, o que era mais fácil – racionalizar, otimizar, expandir os corredores -, não foi feito. Por quê? Abandonaram o sistema multimodal. A velocidade média vai cair ainda mais se essa decisão não for revertida.
Sobre o Metrô, Haddad diz que vai manter investimentos: “Temos condição, sim, de ajudar o metrô. Temos que repactuar essa relação, auxiliar o metrô e exigir um pouquinho mais de ritmo. Com dois quilômetros por ano estamos na lanterna do mundo emergente. O aporte em troco do quê a mais para São Paulo? O aporte em troca do mesmo não me parece muito justo. Os custos estão aumentando e a quilometragem do metrô anda no mesmo passo, de dois quilômetros por ano”
Sobre o Pedágio Urbano: “A restrição tem que se justificar pela oferta de transporte público e isso está fora de cogitação pelo simples fato de que a cidade não está fazendo o dever de casa. Se tivéssemos 250, 300 km de corredores de ônibus, 100 km de metrô, teríamos condições de até inibir não só com pedágio, mas com outras maneiras como o rodízio”
Por Renato Lobo. Declarações do candidato retiradas de entrevista concedida ao Valor
Veja as propostas dos demais candidatos: