O candidato a sucessão da prefeitura de São Paulo do PMDB, Gabriel Chalita, caso seja eleito prevê a integração de diversas modalidades de transporte em um único sistema. Chalita faz duras criticas ao atual prefeito, Gilberto Kassab, que prometeu 66 quilômetros de corredores de ônibus, mas não construiu nenhum.
Segundo o candidato, “o transporte sobre pneus é tão importante quanto a ampliação das linhas de metrô”. Chalita também lembrou que medidas simples, como consertar buracos de rua e manter o asfalto em boas condições, já contribuem para melhorar a qualidade do transporte urbano.
Chalita vê com bons olhos as ciclovias: “A importância de construir um programa de governo que contemple o uso das bicicletas como alternativa real de transporte é indiscutível. Temos buscado exemplos exitosos de cidades, como Bruxelas, Amsterdam, Paris e Berlim, que adotaram o uso da bicicleta como meio de transporte seguro e factível. No entanto, estamos atentos à realidade da cidade de São Paulo, muito específica, em razão de sua dimensão territorial e populacional. Isto é, para que a bicicleta se torne realmente um meio de transporte possível para os paulistanos, será necessário respeitar as peculiaridades da cidade, como trânsito intenso, ruas esburacadas e asfalto irregular, falta de iluminação e de sinalização, que aumentam o risco de acidentes”
Por Renato Lobo
Veja as propostas dos demais candidatos: