O candidato do PSOL Carlos Gianazzi acredita que a tema “mobilidade urbana” não tem muita mágica, e a grande solução é o transporte sobre trilhos: “São Paulo é uma cidade grande, como Londres, Paris e Nova York. Essas cidades resolveram parcialmente o problema do trânsito investindo em transporte sobre trilhos. Temos que aumentar a malha ferroviária. A prefeitura pode também investir, fazer convênios, parcerias…”
Sobre a verba destinada a ampliação do Metrô: “Federal, estadual e até empréstimos internacionais. Transporte é um problema crônico, que deve ser resolvido imediatamente. Temos propostas para até aumentar a arrecadação e investir nessa área. Uma delas é converter parte da dívida municipal, que é de R$ 40 bilhões, em investimento direto no metrô. Vou buscar o governo federal e propor esse modelo de pagamento”
O candidato do PSOL é contra o pedágio urbano: “Não, nem pensar. Sou completamente contra. Ele é inviável, até porque o transporte público em São Paulo já está em colapso. Se você implanta o pedágio urbano, você transforma a cidade em um estado de calamidade pública, não tem transporte para todo mundo. Se já não existe, o pedágio irá piorar a situação”
Por Renato Lobo
Veja as propostas dos demais candidatos: