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Usuários “anônimos” do Twitter ajudam a compartilhar informações do Metrô e CPTM

As redes sociais são aliadas dos consumidores para reclamar de serviços que deixam a desejar. No transporte público, que é um serviço essencial para a população, não é diferente. Usuários “anônimos” tocam 2 perfis no Twitter que ajuda muita gente, além de reivindicar suas reclamações, a encontrar o melhor caminho, ou se preparar para a lotação.

Um deles, o Adilson de Paula Silva, mantem o @UsuariosMetroSP, que acaba de bater a marca de 3 mil seguidores. Adilson explica que criou o perfil para compartilhar as mais diversas situações vividas pelos mais de 4 milhões de usuários do Metrô de São Paulo. O “Usuários Metrô SP” possuí colaboradores que compartilham informações e também dos que estão em busca delas: “Sei que juntos, somos produtores de conteúdo em potencial, construindo um canal aberto junto à Companhia do Metropolitano de São Paulo, em busca de melhorias no transporte público desta grande metrópole“.

Já na CPTM quem faz esta prestação de serviços é Italo Silva, que está nos bastidos do @UsuariosCPTM. Italo nos disse que em 2010, após uma usuária iniciar uma ação cidadã chamado de “Guerreiros sem Armas”, que falava sobre a linha 9-esmeralda, ele e seu amigo Vanderlei Gomes (@LordDreams), decidiram criar o perfil, onde colocariam propostas para melhorar e relatar o dia a dia como usuário. O “Usuário da CPTM” também possuí colaboradores que ajudam a relatar a situação das 6 linhas da CPTM.

Italo acredita que falta mais visão, marca de governo, e visibilidade positiva da população: “apesar das falhas, o sistema é um meio confiável, rápido, MUITO SEGURO que, muitas pessoas costumam se assustar quando acontece um acidente, até atropelamento de pessoas que, na verdade, é culpa de quem invade a faixa ferroviária, é levado como uma tragédia de proporções gigantescas. Morre muito mais gente no trânsito diariamente e ninguém se abala, por que no sistema metroferroviário se torna uma tragédia sem medidas? Falta muito da cultura do usuário, mas, isso vem mudando constantemente (tanto, pra melhor, quanto pra pior em certos casos)”.

Ambos são usuários do Metrô e da CPTM, respectivamente, e ajudam a transformar o transporte sobre trilho um pouco melhor todos os dias.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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