A segunda fase da extensão da Linha 2 – Verde que vai ser por Monotrilho, acaba de ganhar a licença ambiental, concedida pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente São mais 6 km de extensão de ligação entre a região do Oratório até Cidade Tiradentes, no extremo leste da cidade. A previsão é que esse ramal – prometido inicialmente para 2012 – esteja operando integralmente apenas em 2015, com todas as 17 estações.
Segundo o jornal “O Estado de São Paulo” para liberar o início dos trabalhos, o órgão ambiental fez 39 exigências para o Metrô. Entre elas está a abertura de ciclovias por baixo de todo o trajeto do monotrilho e a construção de calçadas verdes nas principais avenidas por onde passará a obra, como a Professor Luís Inácio de Anhaia Mello e Sapopemba. Além disso, o Metrô terá de investir R$ 5,2 milhões em melhorias no Parque do Carmo, importante área verde dessa região da cidade. Novos parques e áreas de lazer na região de São Mateus também devem ser construídos.
A obra inteira está orçada em cerca de R$ 2,4 bilhões. Após o fim da construção, o Metrô sinalizou a opção de entregar a operação à iniciativa privada, por meio de Parceria Público-Privada (PPP). A primeira fase do monotrilho, ligando as Estações Vila Prudente e Oratório, deverá ser entregue em 2013.
Por Renato Lobo | Imagem de Paulo Arós