Quem nunca presenciou algum “usuário” com celular ligado no alto falante reproduzindo “música” alta? Se você se irrita com isso, saiba que não está sozinho. Este tipo de queixa lidera o ranking de reclamações dos passageiros da CPTM. Segundo dados da própria companhia, de um total de 17.045 notificações em 2011, 4.620 foram sobre o barulho. O número de reclamações recebidas também aumentou – por mensagem de texto, passou de 228 em 2008 para 16.489 em 2011. Pelo SAC da empresa (0800), o aumento foi de 31 reclamações em 2008 para 556 em 2011.
De acordo com reportagem exibida hoje no jornal “SPTV” da Rede Globo, as reclamações vão desde pessoas que falam alto ao celular, celulares com música alta, até ambulantes nas estações e dentro das composições, além da falta de respeito em relação aos assentos preferenciais (para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo e deficientes físicos). Acredite: até pregações religiosas nas estações e nos trens está na longa lista de usuários não gratos da CPTM.
Outra atitude má educada apontada pela reportagem é a péssima mania em que alguns passageiros insistem em viajar sentado no chão do trem, que quase sempre atrapalha a circulação dos demais. Outra aberração: passageiros que usam o banco para apoiar os pés.
O transporte é seu
Não adiante só reclamar do Governo, que o sistema sobre trilhos está ruim. Esta queixa deve ser lembrada no dia da eleição. Enquanto isso você pode ajudar com denúncias feitas através de mensagem de texto para o número 7150-4949 ou pelo telefone do disque-denúncia da CPTM: 0800-055-0121. “A pessoa deve mandar um torpedo que será recebido num telefone nosso. Essa imagem é transportada para uma tela de computador e o operador, tão logo tem a notícia do ocorrido, aciona via rádio o segurança da próxima estação. Se os dados estiverem bem consolidados, a possibilidade de sucesso é muito grande”, explicou a reportagem o gerente de segurança da CPTM Iran Figueiredo Leão.
Por Renato Lobo