CPTM

Linha 7 Rubi vai ganhar nova estação em 2013: Vila Aurora

Ainda que com atraso, moradores da Vila Aurora, na Zona Oeste de São Paulo vão ganhar uma nova estação que fará parte da Linha 7 da CPTM, e será localizada entre as estações Jaraguá e Perus, atendendo a usuários dos bairros Cidade D’Abril, Jardim Ipanema, Vila Santa Lucrecia, Parque das Nações Unidas, Conjunto Habitacional Voith e Parque Jaraguá.

A CPTM afirma que o atraso de 3 anos para inicio de operação da estação se deu devido à rescisão de contrato em junho de 2010 com o consórcio Estacon-Hersa, porém, as obras foram retomadas em novembro do mesmo ano e o prazo de entrega está previsto para o primeiro trimestre de 2013. Além disto o projeto teve de passar por mudanças para melhor atender aos usuários, o que também levou ao adiamento da inauguração. Entre elas estão a construção de um mezanino, de uma passarela de acesso aos dois lados da ferrovia e escadas rolantes e fixas para acesso às plataformas e elevadores.

De acordo ainda com a companhia, haverá rotas táteis, comunicação em braile, sanitários públicos e para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, bilheterias blindadas, circuito fechado de TV, sistema de detecção e combate a incêndio, SSO (Sala de Supervisão Operacional), sistema de captação de águas pluviais para reuso, bicicletário e projetos de paisagismo nas áreas externas.

Só falta agora a CPTM concluir a renovação da frota, prometida com a aquisição de 65 novos trens, já que o ramal Rubi é um dos mais prejudicados com composições velhas que circulam em sua extensão, além da troca do sistema de sinalização para dar agilidade e reduzir o intervalo entre os trens.

Por Renato Lobo | Imagem de “Raul Mafersa” extraída do fórum Skyscrapercity

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus