Sem prazo para início das obras para construção dos tão esperados trens regionais, linhas ferroviárias que vão ligar a região metropolitana de São Paulo com outras aglomerações urbanas, o Governo quer parceria com Espanha, através de Parcerias Público-Privadas para fazer vingar estas linhas.
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes em entrevista a rádio Jovem Pan disse que, com estas PPPs, é possível atrair um consórcio para a obra. Um projeto já está em andamento é o da ligação da Água Branca até Jundiaí, linha que poderá ser prolongada em direção a Campinas. A ideia, segundo ele é fazer uma padronização na contratação da empresa, ou seja, um consórcio poderia construir várias linhas ao mesmo tempo, diferente do que foi feito no passado e resultou em administrações ferroviárias diferentes, como Fepasa, CBTU, etc…
Estão cotadas as linhas da capital paulista para Campinas, Santos, São José dos Campos e Sorocaba. O ponto de partida em estudo é o Parque da Água Branca, na Zona Oeste, que seria um centro de distribuição. A velocidade média poderá superar cem quilômetros por hora, a exemplo do transporte intermunicipal de países da Europa.
Enquanto isso Imigrantes ganha nova pista
Se o transporte ferroviário regional engatinha, o rodoviário corre: Nesta semana foi dado o início das obras para a implantação da quinta faixa no trecho de São Bernardo do Campo, da Rodovia dos Imigrantes. A nova faixa está sendo feita na tentativa de diminuir as imensas filas que se formam na rodovia, principalmente nos feriados. Com mais uma pista, o tempo de viagem poderá ser reduzido de 15 a 20 minutos. Toda a obra custará ao cofres do Estado R$ 19,1 milhões.
Por Renato Lobo