O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, deve lançar nesta semana na Rio +20, um programa de R$ 2 bilhões voltado para projetos de inovação tecnológica com perfil social e ambiental. Uma das linhas de crédito chamada de Brasil Sustentável, trata-se de estudos e produção de ônibus híbridos, igual ao desenvolvido por Itaipu Binacional dentro do Projeto Veículo Elétrico (VE).
De acordo com o ministro, 75% do valor será para promover a inovação das empresas, com recursos financiados, e o restante (R$ 500 milhões) subvencionado para o desenvolvimento de novas tecnologias. Os recursos deverão ser liberados em três anos. “O esforço a partir de agora não é só do governo, não é só dos empresários, não é só dos operários: é de todos juntos. Todos temos que dar uma parte da nossa força para que essa nação brasileira avance”, discursou Raupp, que defendeu o modelo de desenvolvimento inclusivo socialmente e responsável no aspecto ambiental.
Produção em grande escala
O presidente da Finep, Glauco Arbix, confirmou a linha de crédito para ônibus híbrido e garantiu que não faltarão recursos para inovação nem para tecnologia. “Esperamos em dois anos construir os 75 primeiros veículos [ônibus] e colocá-los em linha de produção normal. Nós vamos financiar a prototipagem, o projeto básico de engenharia, para fazer a engenharia executiva e a engenharia básica”, comentou. Outras linhas de pesquisa desenvolvidas por Itaipu também poderão ser beneficiadas. “Você pode pegar toda essa área de smart grid, de resíduos sólidos, da transformação de dejetos em eletricidade”, citou.
Por Renato Lobo, com as informações de Jornal o Farol