CPTM Metrô SP

Usuários reivindicam integração gratuita entre estações Tatuapé e Corinthians Itaquera

Usuários tanto da Linha 3 – Vermelha do Metrô, quanto da Linha 11 – Coral da CPTM, ainda que as linhas andam em parte de seus percursos paralelamente, só podem baldear entre os ramais na estação Brás. Alguns usuários agora reivindicam a integração gratuita entre as linhas na estações Tatuapé e Corinthians – Itaquera. Segundo eles, o abaixo assinado é “para melhor distribuição da demanda de usuários e agilidade no tempo de percurso”.

O assunto corre nas redes sociais que discute sobre o assunto “Mobilidade urbana” e divide opiniões. Uns são favoráveis a “integração Geral”, visto que o caminho não é reprimir a demanda. Já outros lembram que a Linha 3 poderia ter ainda mais acréscimos de usuários, e olha que o ramal é um dos mais carregados do mundo.

É importante dizer que, ainda que ambos os ramais servem a mesma região da Cidade, o Expresso Leste atende também a população de Guaianases, o passageiro que vem dos municípios de Ferras de Vasconcelos, Poa e Mogi das cruzes, contra a população que vem de toda zona leste, já que o Metrô não tem o serviço expresso. Se o intervalo do Metrô é mais regular e menor, em torno de 100 segundos, a Linha 11 – Coral tem intervalos próximos aos 4 minutos. Mas no horário de pico o Trem ganha do Metrô chegando mais rápido ao centro.

No futuro as linhas poderão ter mais integrações, como na futura ligação na estação Penha, entre elas e a Linha 15 – Branca (Vila Prudente – Dutra), além de projeto da extensão do Expresso Leste até a Barra Funda para os próximos meses.

Por Renato Lobo | Imagem gentilmente cedida por William Molina

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus