Quem não se irrita com o cidadão que liga no seu aparelho celular aquela música chata (geralmente funk) no interior do Trem/Metrô/Ônibus? A falta de educação é tamanha que foi justamente esta a maior reclamações de usuários da CPTM. Em 2011, 27,1% das queixas foi as dos celulares com música alta, liderando este ranking de reclamações.
O comportamento inadequado de usuários (como sentar no assento preferencial) ocupou o segundo lugar, com 16,9% das queixas, seguido por comércio ambulante (12,9%) e pregação religiosa (2,3%).
Os dados foram divulgados pela própria CPTM no Relatório da Administração de 2011.
Se você presenciar qualquer ato inadequado, não exite e mandar sms denúncia através dos números 7150 4949 (CPTM) e 7333-2252 (Metrô). É importante os dados do infrator, a linha e a próxima estação. Se for possível informe também o número do carro em que está, geralmente fixado no interior do veículo, por exemplo no metrô carro J311. As informações transmitidas são sigilosas.
Por Renato Lobo