A Extensão da Linha 4 – Amarela até o município de Taboão da Serra ficará apenas para 2017, segundo declarações do secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. Serão erguidas duas novas estações em um trajeto de cerca de três quilômetros a partir da estação e pátio de manobras da Vila Sônia.
Jurandir não descartou inaugurar um ano antes, em 2016, mas o secretário não quer criar expectativas: “O Metrô é feito através de um planejamento. O projeto funcional, que nos dará todos os detalhes da obra, está contratado, agora é irreversível, a linha 4 chegará até Taboão da Serra”, disse.
De acordo com o jornal “O Taboanense“, as estações anunciadas nesta quinta-feira são a do Jardim Jussara, que deverá ser construída próximo da avenida Guilherme Dumont Villares, no cruzamento com a avenida Dr. Franciso Morato. A de Taboão da Serra, que ainda não tem local definido, mas deve ser construída próximo da praça Nicola Vivilechio. A extensão até Taboão da Serra será todo feito de forma subterrânea. O traçado apresentado na reunião ainda é hipotético, o trecho só será definido após a analise geológica do terreno. A expectativa é que a linha siga o traçado da avenida Dr. Francisco Morato e da rodovia Régis Bittencourt.
E para quem já torce o nariz sobre tais prazos, Jurandir Fernandes afirmou que as obras não irão atrasar. “É muito difícil que isso ocorra, não vejo problemas para conseguir as licenças ambientais e nós já temos reservado o recurso financeiro para a obra. A única coisa que me preocupa são as desapropriações, mas acredito que não teremos problemas”.
Por Renato Lobo