Linhas 7, 8, 11 e 12 da CPTM devem parar em alguns domingos para obras de modernização

A afirmação foi do presidente da CPTM, Mário Bandeira em entrevista ao DCI: “A complexidade que envolve o processo impede que ele seja tão rápido quanto gostaríamos”. Bandeira contou ao jornal que as linhas 8, 7, 11 e 12 devem parar em alguns domingos, assim como acontece com o ramal esmeralda (9).

Mudança de sinalização

O presidente da empresa disse que em algumas linhas serão empregadas a ATC, de Automatic Train Control, a mesma usada em Los Angeles e Berlim, por exemplo, no caso das linhas 7, 9 e 12. Também estão sendo implantadas outras novas tecnologias, a ATO (de Automatic Train Operation) e o CBTC, um sistema de controle por frequência de rádio (Linhas 8, 10 e 11). A finalidade é que em 2015 a companhia possa ter intervalos de três minutos entre o trem e outro. Hoje o intervalo vai 4 a 6 minutos, dependendo da linha. Em 2015 isso valerá para 100% da rede.

“Essa modernização é um processo muito complexo. Inclui melhorar a manutenção, comprar novos trens, reformar estações, tornando-as acessíveis (hoje são 37 das 89), diz o diretor-presidente da CPTM, Mário Manuel Seabra Rodrigues Bandeira. A CPTM transporta hoje  2,6 milhões de passageiros por dia, nas suas seis linhas, com 89 estações.

Por Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus