CPTM

Linhas 7, 8, 11 e 12 da CPTM devem parar em alguns domingos para obras de modernização

A afirmação foi do presidente da CPTM, Mário Bandeira em entrevista ao DCI: “A complexidade que envolve o processo impede que ele seja tão rápido quanto gostaríamos”. Bandeira contou ao jornal que as linhas 8, 7, 11 e 12 devem parar em alguns domingos, assim como acontece com o ramal esmeralda (9).

Mudança de sinalização

O presidente da empresa disse que em algumas linhas serão empregadas a ATC, de Automatic Train Control, a mesma usada em Los Angeles e Berlim, por exemplo, no caso das linhas 7, 9 e 12. Também estão sendo implantadas outras novas tecnologias, a ATO (de Automatic Train Operation) e o CBTC, um sistema de controle por frequência de rádio (Linhas 8, 10 e 11). A finalidade é que em 2015 a companhia possa ter intervalos de três minutos entre o trem e outro. Hoje o intervalo vai 4 a 6 minutos, dependendo da linha. Em 2015 isso valerá para 100% da rede.

“Essa modernização é um processo muito complexo. Inclui melhorar a manutenção, comprar novos trens, reformar estações, tornando-as acessíveis (hoje são 37 das 89), diz o diretor-presidente da CPTM, Mário Manuel Seabra Rodrigues Bandeira. A CPTM transporta hoje  2,6 milhões de passageiros por dia, nas suas seis linhas, com 89 estações.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus