A afirmação foi do presidente da CPTM, Mário Bandeira em entrevista ao DCI: “A complexidade que envolve o processo impede que ele seja tão rápido quanto gostaríamos”. Bandeira contou ao jornal que as linhas 8, 7, 11 e 12 devem parar em alguns domingos, assim como acontece com o ramal esmeralda (9).
Mudança de sinalização
O presidente da empresa disse que em algumas linhas serão empregadas a ATC, de Automatic Train Control, a mesma usada em Los Angeles e Berlim, por exemplo, no caso das linhas 7, 9 e 12. Também estão sendo implantadas outras novas tecnologias, a ATO (de Automatic Train Operation) e o CBTC, um sistema de controle por frequência de rádio (Linhas 8, 10 e 11). A finalidade é que em 2015 a companhia possa ter intervalos de três minutos entre o trem e outro. Hoje o intervalo vai 4 a 6 minutos, dependendo da linha. Em 2015 isso valerá para 100% da rede.
“Essa modernização é um processo muito complexo. Inclui melhorar a manutenção, comprar novos trens, reformar estações, tornando-as acessíveis (hoje são 37 das 89), diz o diretor-presidente da CPTM, Mário Manuel Seabra Rodrigues Bandeira. A CPTM transporta hoje 2,6 milhões de passageiros por dia, nas suas seis linhas, com 89 estações.
Por Renato Lobo