Após proposta, um tanto quanto curiosa para não dizer outra coisa, sobre a inclusão de linhas intermunicipais no corredor de trólebus em São Bernardo do Campo, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) deverá se anunciar definitivamente no próximo mês. Seriam dez linhas de ônibus intermunicipais que passariam a circular pelo corredor do trólebus na Avenida Brigadeiro Faria Lima, que liga o Centro ao bairro Ferrazópolis.
O projeto municipal, chamado de Via Livre, prevê diminuir o tempo de parada dos ônibus na região central. “A proposta está sendo analisada e devemos fazer reunião no próximo mês para explicar a nossa posição”, afirma o presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Júnior.
O projeto começou a ser estudado em dezembro. Na avaliação do secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, Oscar Silveira Campos, a medida não irá prejudicar o sistema do trólebus, pois irá melhorar a fluidez no Paço Municipal.
Para otimizar o fluxo na Avenida Lucas Nogueira Garcês, a Prefeitura estuda passar parte das linhas para a Avenida Índico. Na volta, os ônibus subiriam pelas avenidas Redenção e Nações Unidas. Também estão previstas mudanças na Praça Samuel Sabatini e na Rua dos Vianas.
Por Renato Lobo, com as informações de “Diário do Grande ABC“