Segundo informações do jornal “O Estado de São Paulo“, a Linha 6, na sua primeira etapa que liga a Brasilândia a estação São Joaquim com 15,9 km de extensão, deverá custar R$ 12 bilhões e ser totalmente entregue em 2020. O Governo espera entregar ainda um primeiro trecho da linha da Brasilândia até a estação Água Branca, ligando a zona norte até o sistema metroferroviário em 2017. A Linha completa ligará a Rodovia dos Bandeirantes até a Cidade Líder, na zona Leste, com mais de 30 km de extensão e previsão para operação na próxima década.
Terminais de Ônibus
A reportagem mostra ainda que na extremidade norte da Linha 6, as paradas Brasilândia e Vila Cardoso terão terminais para os coletivos, segundo o estudo de impacto ambiental da obra. A Estação João Paulo I igualmente terá um terminal. Outra característica marcante dessa estação é a sua cobertura, uma enorme claraboia sobre o mezanino e a parte central da plataforma, que ficará quatro níveis mais para baixo.
Estacionamentos
A Estação Perdizes, na zona oeste, deverá ter até lugar para guardar carros. O projeto indica a construção de uma garagem subterrânea com quatro pavimentos. O Metrô não informou qual será a capacidade do estacionamento. As saídas serão pela Avenida Sumaré e pela Rua Apinajés. Também se estuda o plantio de várias árvores sobre a estação, que ficará bem ao lado do Hospital Albert Einstein.
Por Renato Lobo