De acordo com dados da própria SPtrans, que gerencia o sistema de ônibus da cidade de São Paulo, quase 144 mil queixas foram dadas ao serviço em 2011, a maioria da demora dos ônibus para passar e do comportamento dos motoristas. Em 2010 foram quase 120 mil, oque representa um aumento de 20% entre 2010 e 2011.
Na lista divulgada pelo G1, intervalo excessivo da linha é a campeã de reclamação, com quase 46 mil. Em segundo lugar vem quando o motorista não para no ponto, ou não abre a porta no ponto, com 28346. Os motoristas apressadinhos renderam o terceiro lugar, com quase 14 mil. Outras reclamações como superlotação, má educação e limpeza, ou a falta dela também estão presentes nesta lista.
As reclamações para a SPTrans podem ser feitas através do 156 ou no site da empresa. O passageiro precisa anotar o local da ocorrência, data, horário, número da linha, destino final e número do prefixo ou placa do veículo. No twitter a SPTrans agora responde. Vale a pena tentar.
Por Renato Lobo