Metrô SP

Quais são as linhas que vão compor os 200 Km de Metrô prometidos por Alckmin?

Assunto que esta rendendo na imprensa, blog’s e redes sociais são os benditos 200 km de Metrô que nosso Governador Geraldo Alckmin prometeu para 2018. Acreditando ou não, Alckmin diz que vai conseguir botar de pé seu ambicioso plano com a ajuda do setor privado através de parcerias público-privado, chamadas de PPP’s.

Segundo o jornal “Folha de São Paulo” a próxima linha a ser erguida e a 6 – laranja, que irá ligar, na primeira fase, Brasilândia (zona norte) ao centro, cruzando Perdizes, Pompeia, Higienópolis, Pacaembu e Bela Vista. É previsto PPP para o ramal laranja, assim como a 18-bronze (São Paulo ao ABC) e 20-rosa, que irá ligar o bairro da Lapa (zona oeste) a Moema (sul). Veja abaixo o mapa elaborado pelo jornal:

Fazem parte destes 200 km a linha 15 – Branca, que está nas primeiras licitações e sondagem de solo, ramal que vai ligar Vila Prudente (leste) à via Dutra. Integram a conta de Alckmin as extensões da linha 4-amarela a Taboão da Serra (Grande SP) e o prolongamento da linha 5 ao Jardim Ângela (zona sul). No entanto, no caso dos prolongamento da Linha 5 – Lilás e da linha 15 – Branca, que na verdade é uma extensão da Linha 2 – verde já que serão os mesmos trens, não foi citado de onde virão o dinheiro para obra, uma vez que os ramais são operados pelo Metrô.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus