Toda vez em que o tema Monotrilho vem a tona, se questiona a capacidade que este modal pode oferecer, já que o trem deste sistema é menor que uma composição de Metrô convencional. Mas para uma das empresas que esta implantando o Monotrilho em São Paulo, da linha 2 – Verde, o novo monotrilho vai atender ao transporte de 500 mil passageiros por dia.
Segundo declarações de Luis Ramos, diretor de Relações Institucionais da Bombardier para a América Latina, dadas a Revista Ferroviária, cada monotrilho poderá transportar 1.000 passageiros, com intervalo médio entre trens de 75 segundos.
De acordo com Luis, o prolongamento da Linha 2 – Verde da Vila Prudente até a Cidade Tiradentes fará com que outras cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife tenham mais atenção ao Monotrilho. Com relação a contratos com o exterior, a empresa diz ter sido procurada pela Índia, que tem um projeto de sistema de monotrilho semelhante ao de São Paulo. O Expresso Tiradentes será o Monotrilho com a maior capacidade no Mundo.
Comparado com que é transportado hoje na Linha 4 – Amarela, que tem apenas 6 estações, o Monotrilho da Linha 2 – Verde poderá carregar quase igual ao oque é transportado hoje no ramal amarelo. No entanto a Linha 3 – Vermelha por exemplo, leva mais de 1 milhão de usuários por dia.
Por Renato Lobo | Imagem de Eduardo Ganança