CPTM Metrô SP

Metrô e CPTM vão ganhar mais 70 trens

O Governo esta empenhado em investir no transportes sobre trilhos, ou pelo menos apagar o fogo do bombardeio de notícias que dominam as manchetes de jornais falando sobre as frequentes panes em ambas as companhias que operaram os sistema sobre trilhos: Metrô e CPTM.

No início de maio, o Governo de São Paulo irá lançar dois editais para a compra de 70 novas composições, sendo 55 veículos à frota da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e mais 15 ao Metrô. Todos estes trens terão sistema Gangway, que significa que terão passagens livre entre os carros que formam a composição, como na linha 4 – amarelas e nos novos trens da Linha 8 – Diamante.

Segundo publicação da Revista Ferroviária, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse que a concorrência será nacional e do tipo menor preço. Além disso, a empresa vencedora terá 18 meses, a partir da assinatura do contrato, para entregar o primeiro veículo da encomenda. “Já estamos sondando o mercado. Será uma concorrência dura”, frisou o secretário.

Novos trens sempre são bem vindos. Mas as empresas precisam solidificar a troca da sinalização na via para que mais composições sejam ágeis na operação. Na CPTM por exemplo ainda nenhuma linha opera com novo sistema.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus