Informação já conhecida entre os leitores do Via Trolebus, agora foi parar no jornal Metrô News, como matéria de capa. Nela o jornalista Lucas Pimenta denuncia que nem a metade da renovação da frota de trólebus foi substituída, sendo que a cidade conta com 64 novos trólebus: 50 do modelo Caio Millenium III, 11 Busscar Urbanus Pluss LF, 2 Caios Millenium II e o patinho feio, o trólebus Ibrava.
A prefeitura de São Paulo promete para 2012 a renovação de 140 novos ônibus elétricos, e a SPtrans disse ao Metrô News que os 76 trólebus restantes serão entregues no prazo, que já está atrasado. A empresa só não disse o por que da demora da encomenda.
Outro ponto abordado foi a lentidão que o ônibus elétrico é em alguns pontos da cidade. Culpa da malha elétrica alimentadora dos veículos que está sucateada. A SPtrans contou que em dezembro do ano passado, teve início também a manutenção e modernização da rede pela empresa Façon, vencedora da licitação para o serviço. A empresa terá de substituir cerca de 300 km de rede e resolver, o mais rápido possível, os problemas de reparos eventuais provocados por rompimentos da rede aérea por desgastes ou por acidente.
Em nenhum momento foi falado sobre o pavimento, outro fator que causa tanto o escape das alavancas, mas não é apenas o trólebus que sofre com os buracos.
Por Renato Lobo